pedagogia para pedagogos
Autor: José Carlos Libâneo, São Paulo: Cortez, 2013. 200p. (12.ed.)
- O livro reúne textos escritos ao longo da década de 1990 por José Carlos Libâneo com a intenção de responder à pergunta que dá título à obra. Como se trata de um autor cujo pensamento é amplamente conhecido nos meios educacionais, as respostas são familiares àqueles que têm se interessado pelos destinos da pedagogia no Brasil, constituindo-se em autêntico manifesto em favor da pedagogia e, consequentemente, da profissão de pedagogo.
Estamos diante de dúvidas e dilemas envolvendo a especificidade e função da Pedagogia e dos profissionais desta área: os pedagogos. Sendo assim, primeiramente, é necessário nos situarmos e partirmos da única certeza que temos até o momento: pedagogos são os profissionais formados em nível superior nos cursos de Pedagogia. Porém, infelizmente, o que é a Pedagogia, qual sua finalidade e especificidade, não é consenso e não está claro nem mesmo aos próprios pedagogos.
De acordo com o que o livro coloca muito bem, e podemos constatar, por exemplo, observando a própria realidade que cerca as universidades e ambientes escolares, a maioria dos profissionais que se formam em Pedagogia têm a visão disseminada no senso comum: Pedagogia é apenas a formação inicial, em nível superior, para docentes da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Quando muito, também para especialistas da Educação: Orientadores Pedagógicos, Coordenadores Pedagógicos, Vice-Diretores de Unidades Escolares, Diretores de Escolas, Supervisores de Ensino.
Para o senso comum, não se fala, não se pensa e não se cogita a formação de pedagogos voltados para a área teórica da Educação, para pesquisas; para o pensar a educação. No entanto, que esta seja a visão do senso comum e de leigos é compreensível e no mínimo, preocupante constatar que essa ideia vem sendo disseminada com tamanha facilidade e competência também no contexto