Pedagogia e pedagogos para quê
“um apaixonado pela ciência chamada Pedagogia”.
Durante parte de sua vida José Carlos Libâneo tem se dedicado a alcançar os profissionais de educação e os próprios pedagogos com os muitos assuntos abordados neste livro, participando a eles suas ideias em cursos, simpósios, encontro, palestras e na publicação de artigos em revistas de educação, no qual aborda assuntos que estão em alta nos dilemas do dia a dia do profissional pedagogo onde ele defende pontos cruciais na melhoria da educação.
E propõe ideias conhecidas e até aprovadas por muitos. São elas a educação para todos, professores mais envolvidos e capacitados para desempenharem da melhor forma sua função, gestores e supervisores mais familiarizados com a didática e a organização do trabalho pedagógico no geral. Ele nos mostra que a pedagogia faz parte do universo chamado educação e que ela não se limita, na verdade se amplia com a gama de possibilidades onde pode ser utilizada.
A pedagogia é a arte de ensinar, ouvir, cultivar de modo formal e informal onde o profissional de pedagogia atua em várias instâncias da pratica educativa as quais estão ligadas direta e indiretamente aos processos de construção da formação humana. O pedagogo pode atuar nos sistemas macro, intermediário ou micro de ensino (gestores, organizadores e planejadores das politicas educacionais) nas escolas (como professores, coordenadores, orientadores etc.) e nas instâncias educativas não escolares (formadores, consultores, técnicos, orientadores em empresas, órgãos públicos, movimentos sociais, meios de comunicação; na produção de vídeos, filmes, brinquedos, nas editoras, na formação profissional etc.).
Libâneo é um grande conhecedor da amplitude em que a pedagogia se encaixa, defende a mesma e vai contra a própria Anfope – (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação), defendendo o direito do profissional de pedagogia, e lutando para que o pedagogo ocupe melhor seu