ÉTICA PROFISSIONAL: A INFLUÊNCIA DA POSTURA ÉTICA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO.
Rebeca do Carmo Lourencine.
RESUMO
A ética profissional deve ser entendida de forma ampla, passando por todas as atividades de atuação. O presente projeto visa mostrar a influência da postura ética para o profissional de contabilidade e sua relevância no exercício da profissão, bem como a importância da mesma para a sociedade, especialmente nos meios empresariais e políticos. O Código de Ética Profissional do Contabilista o ensina a executar suas atividades profissionais sem cometer infrações e ferir os princípios éticos que guiam sua profissão. A postura ética possibilita o contabilista exercer suas atividades com pleno conhecimento de seus deveres e direitos desenvolvendo sua profissão com credibilidade, respeito e valorização no mercado de trabalho. Palavras-chave: ética; profissional contabilista; código de ética.
1 INTRODUÇÃO
Para compreender a influência e a importância da ética para o profissional contábil, torna-se necessário entendê-la em toda sua composição. A falta de ética e a desvalorização da moral vêm-se tornando normal na vida da humanidade, princípios que deveriam estar enraizados aos seres humanos estão sendo esquecidos ao longo do caminho da ganância e da busca desenfreada pelo sucesso a qualquer custo.
O conceito filosófico da ética é descrito como ciência da moral, com base no estudo verificou-se que a ética propõe obrigações e deveres que os indivíduos possuem na convivência diária e que o julgamento ético é também determinado pelas tradições e costumes da sociedade, que exige que as regras de conduta sejam entendidas e respeitadas. Associando com o profissional de contabilidade, este, deve assumir uma postura ética de acordo com as normas ditadas para o exercício legal da profissão, existe um princípio moral que é o Código de Ética do Profissional Contabilista, mas, o comportamento ético exige mais que leis, normas,