FICHAMENTO ANIMAÇÃO
1) Desenvolvimento da Animação Tradicional
a) O mundo sempre está em transformações constantes;
i) A arte à sua maneira reflete essas transformações. ii) A história da arte nos ajuda a compreender essas transformações.
b) A “Sociedade do Conhecimento” fez com que a arte ficasse sem sua força, ou seja, ela não conseguia atender a demanda dessa nova sociedade;
i) A animação continua refém de seu processo de realização. ii) Surge a animação e é como uma saída para resolver o problema da animação.
2) A Invenção dos dispositivos óptico-mecânicos
a) Animação: Vital na demonstração da relação técnica e estética;
i) Animare: “dar vida a”. ii) A animação tem no movimento sua essência. iii) O movimento é a atração visual mais intensa da atenção.
b) A animação estava presente desde a pré-história;
i) O movimento era também representado, ou melhor, tentava-se representar o movimento de maneira mais intensa. ii) Leonardo da Vinci: Proporções do corpo humano. iii) História figurada, diferente do desenho e da pintura.
c) Para a animação, seria necessário um grau elevado de desenvolvimento científico e técnico para ser viabilizada enquanto arte (acontece no século XX);
i) Após o Renascimento surgem dispositivos que davam possibilidades novas à animação.
d) Século XVII: Momento estimulante para a animação;
i) Athanasius Kircher: Lanterna Mágica;
(1) Projeção de Slides pintados em lâminas de vidro = bruxaria.
e) Século XVIII: Peter Van Mussochenbroek;
i) Disco giratório = Ilusão em movimento.
(1) Primeira exibição animada. ii) Etienne Gaspar Robert: Fantasmagorie. iii) O artista é um ilusionista e como tal, deve buscar transcender a matéria ou a técnica com a qual lida, ludibriando o espectador. iv) Teatro de sombras.
f) Século XIX: Raios das rodas da carruagem ao contrário;
i) Olho humano retém uma imagem por uma fração de segundo, enquanto outra imagem está sendo percebida. ii) Plateau e Stampfer: Fenaquistoscópio e Estroboscópio.