o olho e o espirito
Damaris dos Reis Rodrigues
FICHAMENTO-CITAÇÃO: O OLHO E O ESPIRÍTO.
MACAPÁ - 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
Damaris dos Reis Rodrigues
FICHAMENTO-CITAÇÃO: O OLHO E O ESPIRÍTO.
Apresentação de Trabalho à Prof.ª Fátima Garcia, do curso de Artes Visuais, na disciplina Teoria da Arte, com o objetivo de obtenção de nota para a Primeira Avaliação Parcial, 1ªAP.
MACAPÁ - 2014.
Tema: O olho e o espiríto.
Título: Body Art e Performance
GLUSBERG, Jorge. Boty art e performance in: GLUSBERG, Jorge. A arte da performancel. Tradução de Renato Cohen. São Paulo: Perspectiva, 2005. “Mister se faz que o pensamento de ciência – pensamento de sobrevôo, pensamento do objeto geral – torne a colocar-se num “há” prévio, no lugar, no solo do mundo sensível e do mundo lavrado tais como são em nossa vida, para nosso corpo, não esse corpo possível do qual é lícito sustentar que é uma máquina de informação, mas sim esse corpo atual que digo meu, a sentinela que se posta silenciosamente sob minhas palavras e sob meus atos”.(p.86)
“Que seria a visão sem nenhum movimento dos olhos, e como o movimento destes haveria de baralhar as coisas se, por sua vez, fosse reflexo ou cego, se não tivesse suas antenas, sua clarividência, se a visão não se precedesse nele”.(p.88)
“O enigma se reside nisto: meu corpo é ao mesmo tempo vidente e visível. Ele, que olha todas as coisas, também pode olhar a si e reconhecer no que está vendo então o outro lado do seu poder vidente”.(p.88)
“Porém a humanidade não é produzida como um efeito por nossas articulações, pela implantação dos nossos olhos (e ainda menos pela existência dos espelhos que, no entanto, são os únicos que tornam visível para nós nosso corpo inteiro)”.(p.89)
“A animação do corpo não é a junção, uma contra a outra, de suas partes – nem, aliás, a descida, no autônomo , de um espirito vindo