Di Rio De Aula 2mar
808 palavras
4 páginas
Diário de aulaFortaleza, 02/03/2015
Manhã chuvosa, corri para escapar da chuva que estava começando a ficar mais forte. Cheguei um pouco depois do inicio da aula, história da educação brasileira, a professora explicando sobre fichamento. O que era necessário ter em um fichamento, as partes essenciais e o porquê de cada uma delas.
Observei as anotações feitas no quadro no início da aula, percebi que tratavam dos tipos de leitura: 1- Exploratória; 2- Analítica; 3- Síntese; 4- Problematização, com ênfase nas leituras exploratórias e analítica, preferi buscar os detalhes depois e me concentrar no assunto que estava sendo abordado no momento: Fichamento de leitura.
A professora explicava sobre referência bibliográfica, realmente uma explicação muito simples e de uma maneira rápida sanou as duvidas que tinha a respeito, seguindo as partes do fichamento, explicou o resumo, incluindo uma breve explicação sobre citações, e por fim as observações pessoais.
Seguiram-se diversas perguntas da sala a respeito do uso de observações pessoais em outros tipos de produção textual como artigo por exemplo. Após isso seguimos para o intervalo. Como havia perdido o início da aula aproveitei para me inteirar dos temas tratados com o colega do lado, através das anotações dele percebi também, para meu alívio, que havia perdido pouca coisa. Mesmo assim decidi por ficar em sala durante o intervalo e aproveitei para ler um pouco do livro que havia sido passado pela professora, como não tinha a cópia do livro ainda, peguei emprestado de outro colega.
Mesmo concentrada no livro pude perceber o movimento na sala, após um esvaziamento quase completo nos primeiros minutos logo retornam alguns alunos, alunos que entram, alunos que saem, e retornam, por fim a sala já está tomada colegas que conversam animadamente em pequenos grupos, que interagem entre si, em meio a essa animação alguns colegas me cumprimentam, retribuo gentilmente e retorno a leitura, na qual não avancei muito.
A professora