Instrumentos Astron Micos
A observação é um dos principiais comportamentos de um cientista. Ele está sempre observando e tentando explicar tudo o que ocorre no universo.
Muitas vezes, no entanto, não é possível enxergar nitidamente, as estruturas ou os corpos a serem estudados: eles podem, por exemplo, serem muitos pequenos ou estar muito longe.
É o caso dos micróbios, que são muito pequenos, e das estrelas, que estão muito distantes. Precisamos, então, recorrer a instrumentos de aumento, como o telescópio.
Na astronomia além do telescópio os Astrônomos, tanto o profissional quanto o amador, usam alguns instrumentos para o desenvolvimento dos seus estudos.
Binóculo:
Os binóculos são nada mais que instrumentos de óptica, com lentes, que possibilitam um grande alcance da visão. Eles são instrumentos ideais para iniciantes. São baratos, portáteis, fáceis de usar e o ajudarão a encontrar o que deseja no céu noturno antes de passar para um telescópio. Mas os binóculos mais adequados para astronomia seguem as regras de quanto maior abertura, mais luminoso, e o aumento deve ser adequado para produzir uma imagem mais próxima de 5mm possível. Eles são especificados por dois números, marcados no corpo do binóculo. Os mais adequados para astronomia são os 7x42, 8x50 e 10x50. O primeiro número indica o aumento, e o segundo o tamanho da lente de entrada, em mm(milímetros). Dividindo-se o segundo pelo primeiro, obtém-se o tamanho da imagem de saída.
Telescópio:
O telescópio óptico é um instrumento que permite estender a capacidade dos olhos humanos de observar e mensurar objetos longes. Eles são indicados caso você queira ver mais além da distância que um binóculo.
Telescópios Refratores - Captam e focam a luz com uma lente. Na ponta da frente do tubo de um refrator fica a lente principal, lente objetiva. A luz que penetra nessa lente e levada para um foco na ponta oposta do tubo, onde é coloca a ocular. Telescópios Refletores - Empregam espelhos para captar luz e