Fichamento O que é Lazer
Francisca Ivanilda Paulino Rodrigues (Dinha)
Curso de Gestão Desportiva e de Lazer-SII
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Profª Drª Vanda Lúcia Borges
Fichamento O que é Lazer
Bibliografia
CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. O que é lazer. 3ª edição, Brasiliense, São Paulo: 1992.
Resumo e Citações
Obra que trata das práticas de lazer, do tempo disponibilizado para tais atividades, dos equipamentos de lazer que a cidade oferece e a sua relação com a educação, na tentativa de atender as necessidades de pessoas de diferentes idades, independente do sexo ou classe social. Camargo (1992) inicia exemplificando atividades de lazer e as classifica de acordo com as seguintes propriedades:
Escolha pessoal:
“Há um grau de liberdade nas escolhas dentro do lazer, maior que nas escolhas que se faz no trabalho, ritual familiar, na vida sócio-religiosa e sócio-política (sic).”(p.10)
Você decide o que fazer, para onde ir, sem precisar da autorização de alguém.
Gratuidade
“É um tempo onde se pode exercitar mais o fazer-por-fazer, sem que necessariamente haja um ganho financeiro em vista ou um preço sério a pagar.”(p.11-12)
Prazer
“As atividades de lazer são hedonísticas, prazerosas.”(p.12)
“Em toda escolha de lazer, existe o princípio da busca por prazer, mesmo que a atividade inicie com um esforço[...] ou termine com o tédio.(p.12)
Liberação
“O lazer é sempre liberatório de obrigações: busca compensar ou substituir algum esforço que a vida social impõe.”(p.13)
Para muitos trabalhadores, com suas jornadas desgastantes e demais obrigações, o lazer é compensatório, pois libera a fadiga e repõe as energias para o trabalho.
Em seguida questiona sobre a possibilidade de o trabalho e a família serem formas de lazer. Com relação ao trabalho, chegou a conclusão de que apenas a minoria da população economicamente ativa (artistas, artesãos,cientistas, etc.)faz essa confusão. Considerando também o semilazer das