Determinação de Fosfato em uma amostra de refrigerante empregando um método colorimétrico.
Acsa Carolina A. Magrini, 8939613Evelyn de Lara Rodrigues, 9039531Noturno
São Paulo, 18 de setembro de 2014 Experimento 2 Determinação de Fosfato em uma amostra de refrigerante empregando um método colorimétrico.
1 Resumo
Foi proposto aos alunos o método colorimétrico para quantificar o teor de fosfato em uma amostra de refrigerante e uma de água (sendo que esta última, cada aluno deveria trazer de um local diferente, de acordo com a sua preferência, por isso a dupla fez a análise de uma amostra de água de coco). A dupla primeiramente construiu uma curva de calibração e em seguida obteve a concentração 16,833ppm de fosfato no refrigerante e 3,300ppm na água de coco.
Objetivo
O presente trabalho teve como objetivo a determinação do teor de fosfato em diferentes amostras, uma de refrigerante e a outra uma amostra de água escolhida por cada dupla (para este experimento a dupla escolheu analisar a água de coco) fazendo uso de um método de quantificação colorimétrico, mais especificamente, a espectrofotometria de absorção UV-Vis.
Introdução
O controle do teor de fosfato em corpos aquáticos é de suma importância, pois vivemos em uma época em que diversos produtos que consumimos contendo o mesmo são despejados no meio ambiente sem o devido tratamento. O excesso de fosfato nos reservatórios aquáticos é a causa eutrofização, ou seja, com o aumento de fosfato cresce também a quantidade de algas[10], o que causa uma diminuição da concentração de oxigênio dissolvido na água levando à morte diversos organismos vivos aeróbicos aquáticos.
Para tal controle o método mais utilizado é o clorimétrico, mais especificamente a espectrofotometria de Ultravioleta visível (UV-Vis), no qual se utiliza a cor para medir a concentração do analito de interesse.
O espectrofotômetro (aparelho utilizado na análise) possui uma fonte de radiação que através de um