Tipos de conhecimento
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
PERÍODO DE 2 A 6 ANOS (2º INFÂNCIA)
MANAUS
2013
Maria Lúcia Tavares
DESENVOLVIMENTO AFETIVO – EMOCIONAL
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
MANAUS
2013
INTRODUÇÃO A fase da terceira infância usualmente tem seu período cronológico compreendido dos 6 até por volta dos 12 anos. Podem-se observar duas marcas, por assim dizer, quanto ao seu início e término. Por volta dos 6/7 anos a criança inicia sua vida escolar e aos 11/12 anos, visualiza-se a ‘passagem’ para a pré-adolescência. Nesta fase os interesses mentais se socializam denotando uma diminuição no egocentrismo (característico da fase anterior) amplia-se o desenvolvimento da memória e a utilização da linguagem especialmente no tocante ao simbólico.
Pode ser observada neste período a relevância de aspectos sociais – os amigos assumem uma maior importância, que acontece também o desenvolvimento da autoimagem e a relação com a autoestima. Na terceira infância, ocorre o desenvolvimento do autoconceito e acontecem diversas transformações nas relações da criança com o outro. As mudanças deste período dos 6 aos 12 anos deixam marcas importantes para o resto da vida da pessoa, principalmente no campo dos relacionamentos.
Período das operações concretas:
(a infância propriamente dita dos 7 a 11 ou 12 anos). Nessa idade a criança está pronta para iniciar um processo de aprendizagem sistemática. A criança adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar seus próprios valores morais. A grupalização com o sexo oposto diminui. A criança, que no início do período ainda considerava bastante as opiniões e as ideias dos adultos, no final passa a enfrentá-los.
Período das operações formais:
(a adolescência – 11 ou 12 anos em diante)
É capaz de lidar com conceitos como liberdade, justiça, etc. É capaz de tirar conclusões de puras hipóteses. O alvo de sua reflexão é a