Tipos de conhecimentos
Secretaria de Estado da Educação e da Cultura-SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN
Pro-Reitoria de Ensino de Graduação-PROEG
Departamento de Geografia
Metodologia do Trabalho Cientifico
Professora Jucicleia M. de Azevedo
Graduando: Vandygna Emiliana C.da Silva
“Tipos de Conhecimentos”
Pau dos Ferros-RN
19/06/2013
Para que o conhecimento seja construído e necessário à relação entre o sujeito e o objeto de conhecimento. São quatros tipos principais de conhecimento que o homem busca para explicar suas curiosidades. Os conhecimentos podem ser: empírico, filosófico, cientifico, e teológico. Um determinado fato pode vim a ser explicado pelos quatros tipos de conhecimentos, em outras vertentes cada conhecimento tem seu fato a explicar.
O conhecimento empírico é o conhecimento que adquirimos no cotidiano, por meio de nossas experiências. É construído por meio de tentativas e erros num agrupamento de ideias. É caracterizado pelo senso comum, pela forma espontânea e direta de entendermos. (Gerhardt,Corrêa,p.18)
O inverno, sempre é uma curiosidade pra o nordestino. Este por sua vez vive na ânsia da chegada da chuva.
Empiricamente ele prever a chuva, pelo que eles chamam de experiências. Quando no ano nasce muitos homens, se diz que o ano vai ser bom de chuva, mais quando se nasce muitas mulheres, dizem que o ano vai ser ruim de chuva. O nordestino reza pra que no céu não apareça nenhum arco-íris, pois acredita que bebe toda a água.
A teologia tem a missão de convencer sobre a existência de Deus, é fundamentado na fé humana e sem uso de método. E buscado nas crenças divinas e superiores que regem a vida e o universo. Para o conhecimento teológico o arco-íris, tem outra explicação. Não deixa se assemelhar, mais tem outro sentido.
Deus disse: “este é o meu sinal da aliança que coloco entre mim e vocês e todos os seres vivos que estarão com vocês, para