O papel do professor como educador
Se a inteligência for trabalhada sem todo esse cuidado, esse processo ocorre de maneira inversa, gerando uma espécie de “bloqueio” naquela pessoa. Ao afirmar que a “burrice é uma cicatriz”, Adorno quer dizer, de forma metafórica, que todo conhecimento empregado de maneira incorreta pode gerar esse bloqueio mental, cujas marcas às vezes perduram pela vida toda. Na visão do autor, é como se o conhecimento passado de forma equivocada gerasse um “machucado” na inteligência que seria capaz de impedir o ser humano de apreender determinado conhecimento. Por mais que essa ferida cicatrize, uma certa marca desse processo se mantém, causando o bloqueio já citado anteriormente.
O texto de Adorno se encaixa perfeitamente na problemática do ensino escolar atual. Os profissionais da área de licenciatura se deparam diariamente com alunos que possuem problemas de aprendizagem nas mais diversas áreas, desmotivados e muitas vezes desacreditados de sua capacidade mental a ponto de desistirem de estudar. Nesses casos podemos perceber claramente a “cicatriz” a que o autor se refere, assombrando a pessoa por conta de um ensino transmitido de forma muitas vezes incorreta no inicio de sua vida escolar e que acaba por interferir em todo seu desenvolvimento intelectual posterior.
Por isso que nós, como futuros professores, temos que ter cuidado ao ensinar nossos aluno, já que a qualquer erro nosso, ao tentar transmitir a matéria, mesmo que não tenhamos a intenção, podemos causar na criança, adolescente, algum dano,