O Papel do Gestor
O papel do gestor
DELIMITAÇÃO DO TEMA:
O gestor de uma escola que caminhe com seu tempo necessita de um gestor que realmente se perceba como condutor do processo ensino-aprendizagem, não apenas um gestor burocrático. Ele deve ser não o especialista, mas o educador que entenda o social e o burocrático, que delegue funções e que se dedica ao social, educacional, humano e ao administrativo, no sentido legitimo do termo, ou seja, ele deve conscientizar-se de que deve ser comprometido com a escola em que atua
Compete ao gestor escolar estabelecer o direcionamento e a mobilização capaz de sustentar e dinamizar a cultura da escola, de modo que seja orientada para resultado, isto é, um modo de ser e de fazer caracterizado por ações conjuntas, associadas e articuladas.
Sem esse enfoque, os esforços e gastos são despendidos sem muito resultado, o que, no entanto, tem acontecido na educação brasileira, uma vez que se tem adotado, até recentemente, a prática de buscar soluções típicas, localizadas e restritas, quando, de fato, os problemas da educação e da gestão escolar são globais e estão inter-relacionados.
PROBLEMA:
As questões aqui apresentada evidencia as mudanças ocorridas na organização escolar, tendo como principal articulador da gestão o gestor escolar. Queremos mostrar um gestor que tem compromisso com a escola que administra e que valoriza o trabalho de seu professores em consonância com os novos paradigmas exigidos por uma sociedade em constante mudança, e que procura sempre saber qual o papel do gestor escolar? O que é gestor escolar?
HIPÓTESE DE ESTUDO:
O projeto apresentado provoca uma análise e reflexão sobre o tempo no qual tanto se tem discutido sobre o lugar e o significado das competências e habilidades na escola, tanto da formação dos professores, quanto dos alunos, faz-se oportuno relacionar a importância da competência do administrador escolar a partir do novo paradigma de gestão na educação.
Importante é saber que a escola não é só o