o papel dos gestores
Com o avanço da tecnologia e a globalização as mudanças ocorrem muito rápido, tanto fora como dentro das organizações, essas estão se tornando cada dia, mais competitivas, por isso a importância de um gestor bem preparado que possa desempenhar varias funções e se adapte com as necessidades da organização, sendo eficiente e eficaz controlando, coordenando e dirigindo todos os recursos disponíveis para garantir o desenvolvimento da organização.
Introdução
O diferencial de um gestor esta no seu capital intelectual, antigamente o principal recurso para uma empresa era o capital financeiro, com o avanço da tecnologia o destaque passou a ser o capital intelectual. O capital financeiro tem a sua importância, mas de que adianta esse capital se o gestor não souber a melhor forma para utiliza-lo.
O principal objetivo das empresas e o sucesso
Seja em pequenas e médias empresas (PME) ou em grandes empresas, o principal papel do gestor é assegurar o desenvolvimento da empresa, através da geração sustentada de lucros. Para atingir este objectivo primordial, o CEO (acrónimo de Chief Executive Officer) tem de exercer a autoridade que lhe foi conferida, dirigindo, coordenando e controlando os membros da sua equipa.
No caso dos micro negócios ou empresas de uma pessoa só, o papel do gestor é mais óbvio. O proprietário, que também é o director executivo (ou gestor), tem de vender e gerar receitas para sustentar a empresa. Além disso, as suas funções de direcção, coordenação e controlo fundem-se, sendo a tomada de decisão informal e muitas vezes imediata.
No caso das grandes empresas, compostas por várias unidades de negócio e localidades dispersas, o CEO está aparentemente mais concentrado no desenvolvimento das relações internas e externas à empresa, como a gestão de processos internos, as reuniões de gestão e as relações públicas. No entanto, os objectivos de um e outro tipo de gestores não são muito diferentes. As funções do gestor e a