O papel do gestor
Falar do papel do gestor numa organização é falar das funções que ele vai exercendo, no sentido de alcançar performance administrativa,
Em função dos aspectos exclusivos de cada organização, o gestor define estratégias, efectua diagnósticos de situações, dimensiona recursos, planeia a sua aplicação, resolve problemas, gera inovações e competitividade.
Theodore Levitt, ao falar do “gestor profissional”, lembra que, enquanto um químico ou um físico são considerados profissionais porque passaram num teste de conhecimentos acerca das suas profissões, o mesmo não ocorre com o gestor, cujo conhecimento é apenas um dos múltiplos aspectos na avaliaçao da sua capacitação profissional.
O gestor não é apenas analisado pelas organizações por seus conhecimentos tecnicos de gestão, mas, principalmente, por seu modo de agir, suas atitudes, personalidade e filosofia de trabalho.
Segundo Robert Katz, citado por Freedman, o sucesso do administrador depende mais do seu desempenho e da maneira como lida com pessoas e situações do que de seus traços de personalidade. Depende daquilo que ele consegue fazer e não daquilo que ele é.
Esse desempenho é o resultado de certas habilidades que o administrador possui e utiliza.
O papel do gestor é indispensável para qualquer tipo de instituição privada ou pública. Ela fundamenta-se como base da sua existência e no conjunto de meios que ela reúne, permitindo que haja uma boa gestão em qualquer nível organizacional. Esta tem sido uma preocupação primordial dos gestores a nivel mundial.
O nosso trabalho está dividido em dois capiutulos. O primeiro faz referência ao conceito de empresa, avaliação do desempenho do gestor, habilidades do gestor e papéis do gestor.
Quanto ao segundo capitulo, fizemos abordagem ao estudo de caso nas Organizações Fliba, Lda, onde aliamos a teoria a prática.
a) Problemática de pesquisa.
Perante a dinâmica do