O papel do escritorio de projetos na evolução organizacional
Autor: Julio Cesar Stedite
Curso de Pós-Graduação em Gestão de Projetos PMI
Fatec Internacional de Curitiba
RESUMO
Este estudo teve o objetivo de fazer uma revisão sobre o papel do escritório de projetos na evolução organizacional, com ênfase na implementação de seus programas e portfólios. O estudo realizado se caracteriza por uma tipologia de pesquisa metodológica que apresenta instrumentos e técnicas de tratamento da realidade através da aplicação de metodologias formais no ambiente de gerenciamento de projetos. A pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de literatura específica do campo de conhecimento. O resultado da pesquisa demonstrou que como fruto da instalação de Escritórios de Projetos – PMO há a melhoria do gerenciamento das atividades da empresa, pois o gerenciamento de projetos será executado através de técnicas consolidadas, de forma organizada, com a retenção sistemática das lições aprendidas, o que impacta diretamente no amadurecimento da empresa e no desenvolvimento da sua estratégia.
Palavras-chave: escritório de projetos; evolução organizacional; programas.
1 INTRODUÇÃO
A implantação de Escritório de Projetos (PMO) envolve processos lógicos que permitam que os custos efetivados com a sua implantação se revertam em benefício através da melhoria dos processos e do avanço do amadurecimento organizacional em gerência de projetos, envolve ações que muitas organizações não estão preparadas para desenvolver.
Com os benefícios adquiridos de uma gestão de projetos, a empresa encontra respaldo por uma busca contínua de conhecimentos e capacitação, para a geração e atualização de competências na implantação e manutenção de um Project Management Office (PMO).
Gerenciar projetos, então, muda a rotina diária de uma empresa, pois estanca o tormento de atrasos em projetos, definindo objetivos, delineando escopo, tarefas e coordenação com nível,