O papel do ensino superior e o papel da avaliação da aprendizagem
Módulo: 4
Título: O papel do ensino superior e o papel da avaliação da aprendizagem
Aluno: Welington Luiz Teixeira Soares
Disciplina: MES Turma: T0050_0811
Introdução:
O Brasil ocupa hoje a oitava economia do mundo. Pertence a um seleto grupo de países emergentes com perspectivas de crescimento sustentável em meio à crise econômica que assola os países desenvolvidos e o mundo.
Enormes desafios apontam à frente exigindo-se investimentos em infra-estrutura, geração de empregos e, conseqüentemente, profissionais capacitados e qualificados.
O ensino superior será a mola mestra de propulsão desse crescimento. Formar profissionais competentes, criativos e com senso crítico é de suma importância para promover as transformações que envolvem temas considerados prioritários e estratégicos para o futuro da nação. Para isso, o país terá o compromisso com profundas mudanças no ensino pedagógico. O atual sistema de avaliação está longe de ser o ideal de transformação que a sociedade almeja. A taxa de desemprego a quase dez porcento é fator preocupante em milhares de trabalhadores que, por falta de qualificação, estão desempregados ou ameaçados no trabalho pela contratação de mão de obra especializada vinda de fora. O ensino superior clama por mudanças, haja vista, as precárias instalações, a falta de estrutura e qualificação dos docentes na maioria das faculdades do país.
Para um futuro próximo, o país exigirá educação de qualidade com pessoas questionadoras, criativas e de cognição apurada. Essas expectativas na formação do futuro profissional pressupõem a quebra de padrões rígidos na educação superior, que resultará na mudança de perfil do profissional com formação qualificada, com conhecimentos técnicos e científicos que venham de encontro aos interesses do Brasil. É fantasia a crença, comum na pedagogia, de que a educação seria transformadora.
Se a educação não é transformadora, os papéis do ensino superior e da