O ensino superior e o papel da avaliação da aprendizagem
Módulo: 04
Título: O ensino superior e o papel da avaliação da aprendizagem
Aluno: Rodrigo A. Z. Meynard
Disciplina: Metodologia de Ensino Superior
Turma: GEPROJ10
Introdução
Refletir sobre a avaliação em suas diversas esferas é imprescindível para auxiliar que ela ocorra de forma coerente e adequada em sua totalidade. Assim, discutir sobre o ato de avaliar se torna necessária em campos diferenciados. Aqui destacaremos a avaliação da aprendizagem, mas especificamente a que ocorre no Ensino Superior, e como toda avaliação apresenta polêmicas e opiniões diversas sobre o essa etapa do processo ensino aprendizagem e o seu real objetivo. Teóricos, professores, alunos - todos envolvidos no contexto educacional - apresentam suas visões e levantam muitas indagações sobre a prática avaliativa e a veracidade dos resultados obtidos.
Neste caso, a avaliação ocorre de adulto para adulto, talvez por isso seja menor a preocupação em compreender o seu papel no processo de aprendizagem, seus limites e possibilidades no conjunto de procedimentos que compõem a organização do trabalho pedagógico na sala de aula e sua influência na condução do processo de ensino.
A maioria dos professores pratica uma avaliação tradicional, basicamente utilizando provas escritas para verificar a retenção dos conhecimentos repassados, não servindo para orientar ou re-orientar o aluno, para situá-lo frente as exigências da disciplina e do curso e do papel que os conteúdos de cada disciplina tem na sua formação profissional.
É fantasia a crença, comum na pedagogia, de que a educação seria transformadora. Se a educação não é transformadora, os papéis do ensino superior e da avaliação da aprendizagem são ilusórios, pois
Apesar de alunos e professores universitários em geral estarem submetidos às mudanças no campo educacional, à avaliações interna e externa, poucos se dispõem a parar para discutir, refletir e analisar as implicações, por