Metodologia de Pesquisa
Módulo: 4
Título Realidades e fantasias sobre a educação.
Aluno: Ana Cláudia Fioravante Bonaparte
Disciplina: Metodologia do Ensino Superior
Turma: 0050
Introdução
Este estudo tem como objetivo, avaliar e analisar se é correto ou não,afirmar que são fantasiosas algumas afirmações sobre a educação. E se por ventura, as afirmações forem consideradas verdadeiras, verificaremos a possibilidade de mudança.
Os questionamentos a serem feitos são:
a) Há soluções viáveis para a mudança do posicionamento dessas afirmações?
b) Devemos acreditar ou não nessas afirmativas?
c) Há soluções para torná-las reais e não mais fantasias?
No decorrer do estudo, haverá um maior esclarecimento quanto a isso.
É fantasia a crença, comum na pedagogia, de que a educação seria transformadora. Entende-se que para que exista uma educação transformadora, a primeira ação a ser tomada é a quebra do aprisionamento pedagógico. (Demo, Pedro, 1999, P.01) FGV Online. Curso de Metodologia do Ensino Superior. A educação para ser transformadora deve ser capaz de transformar a pessoa, e isso só ira ocorrer, quando a educação for capaz de não somente fornecer informação e sim, gerir informação.
Se a educação não é transformadora, os papéis do ensino superior e da avaliação da aprendizagem deverão ser fazer com que ela se torne transformadora, pois só uma educação capaz de gerir informações, será capaz de acompanhar a evolução rápida da juventude, onde a tecnologia e a globalização são uma constante. E caberá a educação superior, formar professores capazes de atuarem de forma coerente a formar profissionais com essas habilidades.
É fantasia inventar que o trabalhador perde o emprego apenas porque não tem estudo suficiente. O problema não é apenas esse. Muitas vezes as vagas oferecidas tanto pelo governo quanto por instituições privadas não são capazes de atender a demanda dos trabalhadores (mesmo esses tendo capacitação