Corpo humano
[pic]
A puberdade nas meninas
[pic]
[pic]
[pic]
Ejaculação
[pic]
Aparelho Reprodutor Feminino
[pic]
Menstruação
[pic]
[pic]
Fecundação
[pic]
Gravidez na adolescência
Muitos adolescentes tem relações sexuais sem se prevenir de uma gravidez indesejada, ou mesmo de doenças sexualmente transmissíveis, o que é um ato de extrema irresponsabilidade, e má criação para com os filhos. No caso da prevenção de doenças só mesmo com a camisinha, já para evitar uma gravidez, a mulher também pode utilizar pílulas anticoncepcionais, além de preservativos.
O importante acima de tudo é valorizar os cuidados que temos para nos prevenir, e hoje em dia com a AIDS e todas as doenças existentes, deixar a camisinha de lado além de abrir brechas para uma gravidez indesejável ocasiona na transmissão de vírus. Cuide de sua saúde e de sua adolescência, evite ficar grávida muito nova, para poder aproveitar de sua juventude e não criar um filho sem extrutura!
[pic]
Os principais fatores que contribuem para a gravidez na adolescência são:
• Falta de informação sobre os métodos contraceptivos.
• Falta de orientação da família, escola e sociedade.
• O uso de drogas e bebidas alcoólicas também interferem na contracepção.
• Algumas adolescentes planejam engravidar para tentar tornar realidade o desejo de se casar.
Denomina-se gravidez na adolescência a gestação ocorrida em jovens de até 21 anos que encontram-se, portanto, em pleno desenvolvimento dessa fase da vida – a adolescência. Esse tipo de gravidez em geral não foi planejada nem desejada e acontece em meio a relacionamentos sem estabilidade. No Brasil os números são alarmantes.
Cabe destacar que a gravidez precoce não é um problema exclusivo das meninas. Não se pode esquecer que embora os rapazes não possuam as condições biológicas necessárias para engravidar, um filho não é concebido por uma única pessoa. E se é à menina, que cabe a difícil missão de carregar no ventre, o