Corpo humano
Acadêmica: Cleide Bacca dos Santos
RESUMO
Este trabalho visa reconhecer e compreender os benefícios trazidos pela prática do corpo humano na Educação Infantil. O trabalho demonstrará pontos favoráveis a esse processo no início da alfabetização, mais especificamente nos primeiros anos da Educação infantil. A aplicação deste nas salas de aulas no dia a dia exige consciência e comprometimento por parte dos envolvidos, para que tenha um excelente resultado na educação.
Palavras-chave: Educação infantil; consciência; comprometimento.
1 INTRODUÇÃO
Concepção do corpo humano é como um sistema integrado, que interage com o ambiente reflete a história de vida do sujeito.
O conhecimento sobre o corpo humano para o aluno deve estar associado a um melhor entendimento do seu próprio corpo, por ser seu e por ser único, e com o qual tem intimidade e uma percepção subjetiva que ninguém mais pode ter. Essa visão favorece o desempenho de atitudes de respeito e de apreço pelo seu próprio corpo e pelas diferenças individuais.
Como ser vivo que é o ser humano tem um ciclo vital: nasce, cresce se desenvolve, se reproduz e morre. Cada uma dessas fazes é fortemente marcada por aspectos socioculturais que se traduzem em hábitos e comportamentos, rituais próprios de cada cultura. Tendo como objetivo principal:- Fazer com que a criança possa reconhecer seu ciclo, respeitar as suas diferenças e compreender a importância da higiene e alimentação no nosso dia-a-dia.
2 DESENVOLVIMENTO
O corpo humano é constituído por diversas partes que são inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras. Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades. Milhares de reações químicas acontecem a todo instante dentro do nosso corpo, seja para captar energia para a manutenção da vida, movimentar os músculos, recuperar-se de ferimentos e doenças ou se manter na temperatura adequada à vida.
Há milhões de anos, o corpo humano