O papel do educador na garantia da qualidade na educação.
PEDAGOGIA
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Título: O papel do educador na garantia da qualidade na educação.
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Título: O papel do educador na garantia da qualidade na educação.
O presente trabalho tem como objetivo abordar a importância dos documentos oficiais em vigor no Brasil, como o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA/1990), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996) e a própria Constituição Federal (CF/1988), como instrumentos que norteiam a prática educacional na atualidade.
Além disso, analisaremos como esses documentos asseguram a criança enquanto sujeito de direitos e liberdades e consequentemente, uma educação de qualidade.
Por fim, consideraremos qual o papel do professor frente ao desafio de garantir uma educação de qualidade às crianças.
Ao propor uma reflexão sobre a atual situação da educação brasileira, é preciso reconhecer que o país, de fato, caminhou a passos largos. Há pouco mais de 60 anos, o Brasil era um país eminentemente agrícola, com baixíssimos índices de acesso à educação e à cultura.
Atualmente, ao examinar os dados quantitativos, percebemos que o acesso à escola tem aumentado. Porém, há muita coisa a fazer.
Foi isso que a revista britânica "The Economist" concluiu, quando publicou uma matéria, no final de 2000, sobre a situação da educação no Brasil. Tal matéria, tem como base um estudo sobre os indicadores educacionais brasileiros empreendido pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Organização das Nações Unidas). Segundo esta revista, apenas metade das crianças brasileiras terminaram o ensino fundamental, três em cada quatro adultos eram analfabetos e metade dos jovens de 15 anos não pode tirar conclusões a partir do que lêem,