Controlador de Máquina CC
Professor:
Laboratório de Eletrônica de Potência
Grupo:
Trabalho de
Laboratório
de
Eletrônica de Potência
Belo Horizonte
Novembro/2012
Sistema de Controle Eletrônico de velocidade de uma máquina de corrente contínua
O Projeto consiste no desenvolvimento de um circuito eletrônico, no qual o mesmo controlará a velocidade de um motor CC através de um circuito de potência e de um circuito de comando. Esse controle é feito através da tensão média que chega nesse motor, que é a carga do circuito, em que essa tensão média é controlada através do ângulo de disparo dos tiristores que compõe o circuito de potência. Os ângulos de disparo são determinados através do TCA que compõe o circuito de comando e estes ângulos podem ser modificados de acordo com a velocidade que se quer no motor.
Circuito de Comando:
Circuito que controla o ângulo de disparo dos tiristores de acordo com a tensão média que se quer na saída. Inicialmente o controle do ângulo de disparo será realizado pelo TCA 785, entretanto, mais adiante ele será substituído por um microcontrolador.
(circuito de comando para simulação)
*Obs: O potenciômetro RV2 não faz parte do circuito, ele é somente um parâmetro para realizar a simulação, pois ele simula uma fonte de tensão variável que vai ao pino 11.
Características:
- Vcc: 15 V.
- Vsync: 18 Vrms.
- Vcontrole: Varia de acordo com a velocidade que está sendo requisitada para o motor entre 0 á 10 volts.
- TCA 785 (u1): Tem a função de controlar os ângulos de disparos dos tiristores. Pino 1: Terra/GND; Pino 2: No conect; Pino 3: No conect; Pino 4: No conect; Pino 5: Recebe a tensão de sincronismo (Vsync), que é uma amostra da tensão da rede; Pino 6: Inhibit, inibe os pulsos dos tiristores quando a chave for fechada; Pino 7: No conect; Pino 8: No conect; Pino 9: No conect; Pino 10: Saída da tensão em rampa, dente