Definição do Novo Professor
O amor recíproco entre quem aprende e quem ensina é o primeiro e mais importante degrau para se chegar ao conhecimento.
Erasmo
Johann Heinrich Pestalozzi, Johann Friedrich Herbart e Friedrich Wilhelm August Fröbel, três grandes nomes da Pedagogia e Psicologia da Educação, que influenciaram nas novas concepções de professor, ensino e método. Seus estudos sobre a educação propiciaram o que hoje em dia chamamos de escola moderna, na qual estamos diretamente inseridos na qualidade de educadores.
Cada um deles, ao seu modo tem grande ascendência sobre como nós – educadores – devemos pensar e agir frente aos educandos, que se modificam dia a dia de acordo com a nova realidade de um mundo em constante mutação.
Para Pestalozzi, Froebel e Herbart, os professores devem ter uma formação específica em centros de formação ou escolas normais, onde deveria se destinar ao ensino das normas pedagógicas necessárias para atender ás exigências sociais e específicas da educação infantil ou elementar. O que atualmente apesar de ser obrigatório, não é sinônimo de garantia de sucesso na formação dos educadores. Os quais ainda não tem um profundo saber de suas imensas responsabilidades na qualidade de propagar o conhecimento.
Um dos maiores exemplos que devemos seguir - baseados nas lições deixadas pelos pensadores em questão – sem dúvida alguma, é o imenso amor que dedicaram à educação, e principalmente aos seus educandos. Com todo o rigor da época, não podemos desconsiderar que dedicaram profundos sentimentos de amor, bondade, moral e fraternidade aos que eram privilegiados com suas docências. Enquanto