ERP NA BOVINOCULTURA
PRINCIPAIS CONCEITOS E PRINCÍPIOS RELACIONADOS
O ERP é a sigla de Enterprise Resource Planning, que em português também é conhecido como SIGE ou SIG (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial).
HISTÓRIA DO ERP
Os sistemas de controles tecnológicos e de gestão corporativa tiveram seu inicio na decada de 50, com os mainframes, e tinham público restrito devido ao seu elevado custo. Na década de 70 surgiram os MRPs (Material Requirement Planning ou Planejamento das requisições de materiais), que antecederam os sistemas ERP, pois já constituiam conjuntos de sistemas, também chamados pacotes de sistemas que conversavam entre si, possibilitando o planejamento do uso de insumo e a administração de diversas etapas dos processos produtivos.
O inicio das redes de computadores ligadas a servidores, marcou a década de 80, o que barateou e facilitou o uso de tal tecnologia e revolucionou as atividades de gerenciamento de produção e logistica. Então o MRP se transformou em MRP II (Manufacturing Resource Planning ou Planejamento dos Recursos de Manufatura), que integrava outras atividades, assim como mão de obra e maquinário. O MRP II então já poderia ser considerado uma ERP uma vez que a abrangencia de controles e gerenciamento era satisfatória para ser chamada assim. Nesta mesma década foram agregados ao ERP novos sistemas (módulos) com conotação administrativa e de apoio á produção, como finanças, compras e vendas, RH, entre outras.
Devido a evolução das redes entre computadores na década de 90, a disseminação da arquitetura cliente/servidor, preços mais competitivos e o descarte dos mainframes, deram força á nomenclatura ERP. Hoje já está dispnibilizado no mercado o ERP Cloud, que permite que a gestão seja feita de forma segura, cômoda (podendo ser acessada por smartphones, tablets, ou qualquer outro tipo de dispositivo que se conecte com a internet), e “econômica”, uma vez que a empresa não precisa arcar com novos maquinários, salas