Enfoque Enciclopédico e generos
O que é ensinar? De acordo com a concepção do ensino como transmissão dos conteúdos da cultura e da aprendizagem como acumulação de conhecimentos.
Qual o papel do professor no ensino? O professor/a deve expor os conteúdos do currículo acomodados ao suposto nível médio dos indivíduos de uma determinada idade, agrupados num curso acadêmico e, portanto, com um nível relativamente similar.
Qual o papel do aluno? De acordo com a posição do professor/a, o aluno deve estar na sala de aula, de modo que aprenda de forma convencional clássico o que o professor/a transmite durante a aula e que demonstre que o ensino teve total sucesso com notas consideravelmente boas nas provas aplicadas pelo professor/a.
Como é a formação do professor? Propõe o professor/a como um especialista num ou vários ramos do conhecimento acadêmico. Quanto mais conhecimento possua, melhor poderá desenvolver sua função de transmissão.
Os gêneros textuais, são fundamentais para o ensino e para a vida social, pois eles, vão surgindo de acordo com as “práticas sociais” executadas pela a sociedade, desta forma é caracterizado por terem um desempenho comunicativo e sociocultural. Mesmo estando claro este conceito, os gêneros são muitas vezes confundidos com os tipos de textos, e as escolas são as instituições responsáveis para esclarecer tal distinção. Isto foi relatado no livro: gêneros textuais e ensino, que é uma coletânea composta por quinzes artigos , todos voltados para o trabalho de gêneros no ensino de língua materna e estrangeira, este trabalho foi escrito pelas as seguintes autoras: Anna Rachel Machado; Maria Auxiliadora Bezerra e Ângela Paiva Dioni. Mesmo tendo um número considerável de publicações, nós iremos nos focar apenas em uma, a qual foi escrita por Luiz Antônio Marcuschi e que tem por título: gêneros textuais definição e funcionalidade , como já diz o cabeçalho, o objetivo do autor é definir a função desta classe, então a dividiu em sete partes.