DISSEMINAÇÃO DE TÉCNICAS SUSTENTÁVEIS NO SETOR PÚBLICO
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
EAD 387 – Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Prof. Lélis Maia Brito
DISSEMINAÇÃO DE TÉCNICAS SUSTENTÁVEIS NO SETOR PÚBLICO
Nome completo
Matrícula
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP
SETEMBRO – 2013-1
1. APRESENTAÇÃO
A consciência em torno da importância da sustentabilidade tem trazido às discussões os temas de desenvolvimento sustentável, responsabilidade social, reciclagem, geração de renda, inclusão social entre outros fundamentais para a qualidade e perenidade da vida no planeta. Nesse cenário, o conceito de sustentabilidade expandiu-se, deixando de estar ligado apenas a questões ecológicas e passando a representar o grande desafio de permitir a expansão econômica, sem descuidar da conservação do meio ambiente e das questões socioculturais. Portanto, o conceito atual de sustentabilidade inclui a utilização de recursos com vistas à perpetuação, abrangendo os setores econômicos, sociais e ecológicos (WCED, 1987).
Nesse contexto, a sustentabilidade, por seu caráter abrangente, passou a ser um ponto central nas discussões atuais acerca da manutenção da sociedade humana, pois envolve os pilares que definem o desenvolvimento de países, regiões ou comunidades. Diante disso, é fundamental que seu conceito seja conhecido e aplicado no processo decisório do setor público em todas as suas esferas.
No Brasil, a Constituição Federal de 1988 e a Reforma Administrativa de 1995 deram aos municípios maior autonomia, em um processo de descentralização administrativa que fez com que as prefeituras e câmaras municipais se tornassem os principais pontos de contato direto do governo com a população. Esse processo aumentou de forma significativa a importância das câmaras de vereadores e das secretarias municipais em relação aos rumos tomados pela sociedade pois, juntas, elas definem as políticas públicas a serem incluídas na agenda do