caderno
Conhecimento linguístico;
Conhecimento enciclopédico;
Conhecimento interacional.
Conhecimento linguístico: abrange o conhecimento gramatical e lexical. Podemos compreender: a organização do material linguístico na superfície textual; o uso dos meios coesivos para efetuar a remissão ou seqüenciação textual; a seleção lexical ao tema ou aos modelos cognitivos ativados.
Conhecimento enciclopédico: refere-se a conhecimentos gerais sobre o mundo – uma espécie de theasaurus mental – bem como conhecimentos alusivos a vivências pessoais e eventos espácio-temporalmente situados, permitindo a construção de sentidos.
Conhecimento interacional: refere-se às formas de interação por meio da linguagem e engloba os conhecimentos: ilocucional, comunicacional, metacomunicativo e superestrutural.
Conhecimento ilocucional: permite-nos reconhecer os objetivos ou propósitos pretendidos pelo produtor do texto, em uma dada situação interacional.
Conhecimento comunicacional: diz respeito à quantidade de informação necessária, numa situação comunicativa concreta; seleção da variante linguística e adequação do gênero textual à situação comunicativa.
Conhecimento metacomunicativo: permite ao locutor assegurar a compreensão do texto e conseguir a aceitação pelo parceiro dos objetivos com que é produzido.
Conhecimento estrutural: permite a identificação de textos como exemplares adequados aos diversos eventos da vida social.
A ativação das estratégias de leitura implica a mobilização de três grandes redes de conhecimento: o lingüístico, o enciclopédico e o interacional.É essa rede de conhecimento que permitirá ao leitor interagir com textos de gêneros variados de acordo com o contexto e seus objetivos de leitura.Neste aspecto as autoras dedicam todo um capítulo à discussão do papel do contexto no processo