O TDAH NA CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PEDAGOGIA DO 3º SETOR
Fernanda Lopes, Juliana Andrade, Jessica Suellen, Suelen Cristine; Turma de Pedagogia 1º Período, Noite; Disciplina: Pedagogia: Identidade e Campo de Atuação; Professora: Simone.
Belo Horizonte,
2013
INTRODUÇÃO
A partir da década de 1990 o Terceiro Setor em crescimento tem exercido papel relevante diante das novas oportunidades de trabalho. No Brasil tem se estruturado como instituições sociais que possuem como foco o desenvolvimento de atividades socioeconômicas, educativas e culturais, com a intenção de criar novas expectativas para a criança, o adolescente e o adulto (PEREIRA, 2006).
O curso de Licenciatura em Pedagogia passa por alterações, englobando em seu currículo a formação e conhecimentos para atuar no Terceiro Setor, abrindo novas possibilidades de trabalho e desenvolvimento da profissão (CERONI, 2006). De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (2006), art. 4º, o pedagogo trabalha, “em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo” (BRASIL/CNE, 2006).
Características e Desafios do Terceiro Setor:
Apesar da diversidade das instituições que compõem o Terceiro Setor, elas compartilham de algumas características em comum, importantes de serem ressaltados:
A primeira delas é que , quando atuam na área da assistência social , saúde ou educação, geralmente trabalham com pessoas e famílias que estão à margem do processo produtivo ou fora do mercado de trabalho, não tendo acesso aos bens e serviços necessários ao suprimento de suas necessidades básicas. Portanto, enquadram-se no artigo 2º da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que coloca a maternidade, crianças e adolescentes, idosos, famílias e portadores de deficiência como alvos de proteção, amparo e capacitação para que tenham qualidade de vida e acesso