Trabalho em equipe
RESUMO.
O objetivo dessa entrevista é conhecer a atuação de cada profissional, como funcionam o trabalho em conjunto, a importância da profissão e as diferenças de cada uma delas, com um mesmo objetivo.
A equipe que trabalha no Sace são; 6 Assistente Social, 3 Psicólogas, e 1 Educadora de saúde pública, são uma equipe de apoio escolar.
A função da assistente social é assessorar, quando a um problema de saúde entra a educadora de saúde.
Quando a criança falta muito na escola, por problemas emocionais entra a psicólogo, e quando o problema for familiar entra a assistente social, e sempre vai direcionando as crianças.
Apesar das duas profissão ter olhar diferentes, elas contribui com o mesmo objetivo de ajudar a criança com a permanência na escola.
São feitos algumas palestras para os educadores, e as famílias, com o objetivo de trazer profissionais de fora, para compreender a realidade.
O trabalho da psicóloga na escola é as questões afetivas, conviveu com outas crianças, e analise do rendimento escolar, não é feito um trabalho clínico, caso haja necessidade a criança e o responsável são encaminhados para outro profissional desta área.
O trabalho da assistente social, é orientar a escola o que o ECA diz , orientar os educadores a justificar a ausência ensino é obrigatório. Em caso de evasão escolar os educadores e gestores são orientados sobre os fatos, faltou e não justificou tem que notificar o conselho tutelar, para que os profissionais possam intervir, fazendo a visita domiciliar, para ver se é a família ou a escola que esta errada para poder intervir. A contribuição da assistente social, é mostrar para esses educadores que as crianças precisam de um ensino de qualidade. Trabalham na mediação, mostrando que ambos são importantes na formação do individuo. Essa equipe serve como alerta, para focar nas crianças.
As principais dificuldades que as assistentes sociais encontram é