O PAPEL DO BRINQUEDO 4
A impregnação cultural é o mecanismo pelo qual a criança dispõe de elementos dessa cultura, passa pela confrontação com imagens, com representações, com formas diversas e variadas. É com essas imagens que a criança poderá se expressar, é com referencia a elas que a criança poderá captar novas produções.
O brinquedo traz para a criança um suporte de ação de manipulação de conduta lúdica também traz formas e imagens símbolos para serem manipulados.
O brinquedo produz um universo imaginário o brinquedo oferece um universo estruturado e completo no qual a criança pode mergulhar pode se introduzir.
Esse brinquedo significa mais do que reproduzir um ser humano possui diversos níveis de significações em particular o do ser criança do espelho em relação a quem o utiliza a criança é conduzida a manipular uma imagem de si está transporta para um mundo diferente ao qual pode dar vida e com qual pode ser identificar ao mesmo tempo.
O brinquedo aparece como suporte de aprendizagem nesse nível enquanto fonte de confrontações com significações culturais que se enxertam na dimensão material do objeto.
Na brincadeira a criança não se contenta em desenvolver comportamentos, mas manipulam as imagens as significações simbólicas que constituem uma parte da impregnação cultural a qual esta submetida.
A aprendizagem é ativa no sentido de que não submete as imagens, mas aprende a manipulá-las transformá-las e ate mesmo praticamente a negá-las e conseqüentemente embora a impregnação cultural passe pela brincadeira não se deve entender isso como uma simples impregnação dos conteúdos simbólicos do brinquedo.