China
A escrita chinesa é uma das mais antigas e mais usadas no mundo. Sua origem data mais de 4.000 anos. Sua invenção e aprimoramento contribuíram muito para o enriquecimento da cultura chinesa.
Os primeiros indícios da escrita foram encontrados gravados em cavernas, cascos de tartarugas e ossos. Esses primeiras escritas, lembravam hieróglifos simples, variando em 50 tipos e seguindo padrões. Na dinastia Shang, no século de 16 a.c. , a escrita foi sistematizada, já mostrando-se num estágio avançado.
A escrita chinesa tem um acervo de mais de 160 mil ideogramas, porém grande parte sofreu alterações com os anos, passando por processos de evolução que priorizavam os traços fundamentais. Hoje, entre 5.000 e 8.000 caracteres são utilizados, sendo que somente cerca de 3.000 para a vida diária.
Você quer aprender a escrever um pouco? Siga:
Hǎo - Bom/Boa/Bem
Nǐ - Você
Wǒ - Eu
Fonte: minhachina.com
About these ads
Texto de Análise (02) - A Escrita Chinesa
A escrita chinesa, um sistema analítico de escrita com cerca de quatro mil anos de existência, é hoje empregada por uma nação que possui aproximadamente um quarto da população mundial e que se estende por uma área superior à do continente europeu. Embora tenha tido uma existência mais longa do que qualquer outra das atuais escritas, o seu desenvolvimento interno foi praticamente nulo: as alterações na escrita chinesa foram de caráter técnico e externo - caligráficas, mas não estruturais.
As origens da escrita chinesa permanecem obscuras. Os mais antigos documentos conhecidos, diferindo apenas externamente da escrita chinesa do século XX, datam dos meados do segundo milênio a.C.: oráculos inscritos emossos de animais e carapaças de tartaruga (os chamados «ossos de Honan») e pequenas inscrições em vasos de bronze, armas, olaria e jade. Algumas destas inscrições contêm apenas um ou dois caracteres representando nomes próprios ou funções religiosas. Os textos dos oráculos - geralmente