brinquedoteca
BRINQUEDOTECA
CURITIBA
2013
BRINQUEDOTECA
Projeto de Brinquedoteca apresentado à disciplina de tópicos como requisito parcial de aprovação.
Professora : Liziane
CURITIBA 2013
SUMÁRIO
1 OBJETIVOS 5
2 EXEMPLOS DE BRINQUEDOS 7
1 OBJETIVOS
1.1 OBJETIVOS DA BRINQUEDOTECA
Propiciar o livre brincar da criança, seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, e social. Estimular a criança a brincar livremente, com acesso a uma grande variedade de brinquedos em um ambiente especialmente lúdico, no qual a criança tem a oportunidade de se relacionar com o grupo de forma agradável e prazerosa. É um espaço onde tudo convida a explorar, sentir e experimentar. Na brinquedoteca, brincadeira é coisa séria.
O brinquedista por meio da contação de história motivará a imaginação, a criatividade, convidando a criança a explorar, sentir e experimentar.
A brinquedoteca deve levar em conta o interesse de cada criança, respeitando seus gostos e sua faixa etária.
Para crianças de 0 a 2 anos, os brinquedos devem ser voltados para a estimulação sensorial, deve se dar preferência aos coloridos, com sons e diferentes texturas que estimulem os sentidos da visão, audição e tato. É importante ainda oferecer materiais como giz de cera, tinta guache, cola, papel, tesoura, revista para recorte, papel criativo, crepom, EVA, lápis de cor, canetinha, lápis grafite, entre outros. Ainda para atender a esta faixa etária, existe no mercado giz de cera para crianças a partir de 18 meses, que são mais grossos para facilitar o manuseio.
Para a idade de 2 a 3 anos, estão em uma fase de verbalização e curiosidade. Nesta idade, livrinhos com ilustração, brinquedos de empilhar, encaixe e blocos são indicados para o desenvolvimento motor.
A partir dos 3 anos, as crianças precisam de um ambiente com estímulos