Seleção de EPS
O tempo passou e o tema ERP Selection retornou ao topo da lista de preocupação dos executivos, principalmente dos de negócio. A dependência dos sistemas de informação integrados tomou tamanha proporção que hoje a indisponibilidade ou a baixa performance impactam diretamente o negócio. Quem já não esteve impossibilitado de realizar uma aquisição ou prestação de serviços por falta de sistema ou problemas no site, assim como desistiu de uma compra devido o tamanho da fila no caixa?
Empresas que escolheram seu ERP alguns anos atrás questionam se o sistema selecionado continua sendo a melhor opção. Isto nos casos onde os usuários estão satisfeitos com o sistema, mas nem tudo são flores, em muitas empresas os usuários não confiam no sistema, fazem controles paralelos para confirmar a informação. E por falar neste tema, basta relembrarmos do trocadilho: ERP – “Excel Rodando Planilhas”. É chegada à hora de encarar os fatos e repensar os sistemas?
Alguns setores, como o Varejo, que ainda não estenderam as funcionalidades dos sistemas integrados até suas lojas físicas ou virtuais iniciam o grande desafio de encontrar solução tecnológica aderente as suas necessidades atuais e parceiro na transformação de seu negócio advindo do comércio eletrônico e o crescimento do poder de consumo do brasileiro. Desde o caixa até o BackOffice financeiro.
Como se não bastasse todo o risco envolvido no projeto de implantação de ERP, os varejistas, por exemplo, assim como os provedores de sistemas e integradores de ERP têm o imenso desafio de encontrar o modelo de custo x beneficio para que esta relação de longo prazo e, com consequências traumáticas caso ocorra um rompimento, seja bem estruturada desde o início.
O impacto ao negócio é tamanho que hoje existem consultorias especializadas em auxiliar seus clientes na seleção de seus sistemas, seja ERP, e-commerce ou CRM. Estas consultorias unem o conhecimento da particularidade de cada tipo de