O papel da gestão empresarial socialmente responsável para uma sociedade sustentável
Planejamento é o estabelecimento da distribuição racional, no tempo e no espaço, dos recursos disponíveis, com o objetivo de atender com o menor desperdício possível a hierarquia de prioridades necessárias para a realização, com êxito, de um propósito previamente definido. É uma seriação lógica dos recursos disponíveis, que visa a conduzir a pessoa ou instituição à consecução de um objetivo com o menor dispêndio e risco. Em resumo, o planejamento é a coordenação antecipada do comportamento futuro, atendendo às exigências de uma previa hierarquização de necessidades e de possibilidades para melhor utilizar os recursos disponíveis.
Planejamento nada mais é do que o reconhecimento formal das medidas que a administração deve tomar, ou das atividades que deve desempenhar, para definir a autoridade e responsabilidade, de tal forma que um conjunto numeroso de indivíduos fique dividido em grupos menores, suscetíveis de serem administrados, e que esses grupos possam, devidamente coordenados, trabalha com eficiência ( TRICKETT, 1977, p. 174 ).
De acordo com Maximiano(2006), planejar é tomar decisões que permitem iniciar um projeto e conduzir suas fases de maneira segura, definindo as necessidades e , objetivos e os recursos.
Organização é dividir tarefas, responsabilidades e a autoridade para tomar decisões. Na administração de um projeto, a tarefa de organizar compreende a montagem da equipe e a definição dos papéis de seus integrantes. Normalmente, o processo de organização antecede o processo de planejar. Primeiro, monta-se a equipe, em seguida, a equipe elabora os planos.
Segundo Pfiffner & Sherwood (1965), organização é um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas em busca de um objetivo.
Enquanto para Steve (1966, p. 13), “ organização é o conjunto de pessoas, que, sistemática e conscientemente, combinam seus esforços