O PAPEL DA GESTÃO EMPRESARIAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL
CASTRO, Adriana Aparecida de
ORIENTADOR: CAMELO,William Lopes
1. INTRODUÇÃO
A seguir será comentando como a governança corporativa vem se tornando cada vez mais importante nas grandes empresas, ela esta se tornando essencial para que as empresas pratiquem boas práticas, que hoje são pilares fundamentais para empresas que procuram o crescimento e busca de entrada no mercado internacional.
1.1 PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA NAS EMPRESAS MODERNAS
Segundo Ching ( 2007) O papel das empresas tem se alterado significante na ultima década e meia. A empresa tem adotado novas praticas gerencial que privilegiam não só os negócios, mas, o aspecto social, ambiental e humano, tornando- se responsável com todos aqueles os quais mantem um relacionamento desde os funcionários, fornecedores, clientes, governos e ate mesmo a comunidade. Com esse movimento, houve uma nova maneira de governar. O mundo globalizado e a rapidez com que as informações estão disponíveis provocam a necessidade de segurança, transparência e confiabilidade dessas informações. Essa nova forma de gestão é denominada Governança Corporativa.
Milani ( 2002) Apud Ching,Marques e Prado (2007 p.298) O uso do termo “governança” foi importado do mundo das empresas, em que estas se utilizavam de contratos e aplicações de normas. Assim começou a descrição de protocolos de coordenação diferentes dos mercados, aplicando –se , mais tarde, ao mundo e do poder e das organizações locais, cujas variações em termos de contexto são fundamentais.
Para Rossetti e Andrade (2011) O objetivo das corporações é uma questão fundamental, o foco preliminar da governança, tem sido a analise e objetivos das companhias, tendo em vista suas interfaces com as demandas e os direitos de outros “constituintes organizacionais”, definidos genericamente como stakeholders.
Nas economias de mercado, as empresas são predominantes construídas