STC DNA
UC7
RA1
Individuo e o DNA
Professor: Jose Fernandes
Trabalho realizado por: Tiago Estêvão
2014/2015
Introdução/Noções gerais
O que é o DNA? O DNA é um ácido nucléico que existe nas células de quase todos os seres vivos. A sigla ADN significa: ácido desoxirribonucléico.
A informação de cada individuo é armazenada no DNA como um código composto de quatro bases químicas: adenina (A), guanina (G), citosina (C), e timina (T) as bases do DNA emparelham-se uns com os outros, A com T e C com G, de modo a formar pares de bases. Cada base também é ligado a uma molécula de açúcar e uma molécula de fosfato. Em conjunto, uma base, açúcar e fosfato são chamados um nucleótido. Os nucleótidos estão dispostos em duas longas cadeias que formam uma espiral chamada uma dupla hélice. A estrutura de dupla hélice é um pouco como uma escada, com os pares de bases que formam degraus da escada e o açúcar e fosfato moléculas que formam as hastes verticais da escada.
Uma propriedade importante do DNA é que ele pode replicar, ou fazer cópias de si próprio. Cada fio de DNA em dupla hélice serve como um modelo para a duplicação da sequência de bases. Isto é fundamental quando as células se dividem porque cada nova célula necessita de ter uma cópia exacta do DNA presente na célula antiga.
Um cromossoma é constituído por inúmeras moléculas de DNA. E cada conjunto de moléculas de DAN chama-se gene.
A estrutura de dupla hélice do DNA foi descoberta pelos cientistas em 1953.
A principal função do DNA é a transmissão o patrimônio genético aos descendentes, coordenar a atividade celular e a produção de proteínas elementares à manutenção da vida de qualquer ser vivo.
O estudo do ADN humano possibilitou a realização do programa Genoma e criou os famosos exames para identificar a paternidade e a maternidade.
Quem descobriu e o que é o DNA?
Há dois momentos na história da descoberta dos ácidos nucléicos (DNA e RNA). O primeiro é a descoberta da sua existência no núcleoda celula e a