O elemento
O Elemento
STC 7 DR 1 - Fundamentos
O átomo e a molécula como elementos base do Universo
Tudo é constituído por átomos! Até finais do século XIX, era considerado a menor porção em que se poderia dividir a matéria. Mas nas duas últimas décadas daquele século, as descobertas do protão e do electrão revelaram o equívoco dessa ideia. Posteriormente, o reconhecimento do neutrão e de outras partículas sub-atómicas reforçou a necessidade de revisão do conceito de átomo. Todas as substâncias são formadas de pequenas partículas chamadas átomos. Para se ter uma ideia, eles são tão pequenos que uma cabeça de alfinete pode conter 60 milhões deles. Os gregos antigos foram os primeiros a saber que a matéria é formada por tais partículas, as quais chamaram átomo, que significa indivisível. Os átomos porém são compostos de partículas menores: os protões, os neutrões e os electrões. No átomo, os electrões orbitam no núcleo, que contém protões e neutrões. Electrões são minúsculas partículas que vagueiam aleatoriamente ao redor do núcleo central do átomo, sua massa é cerca de 1840 vezes menor que a do Núcleo. Protões e neutrões são as partículas localizadas no interior do núcleo, contendo a maior parte da massa do átomo.
Características das Partículas: Protões - têm carga eléctrica positiva e uma massa unitária. Neutrões - não têm carga eléctrica mas tem massa unitária. Electrões - têm carga eléctrica negativa e quase não possuem massa.
O átomo é formado por duas regiões distintas: núcleo, pequena região central que contém toda a massa do átomo, com cargas positiva; Eletrosfera, região praticamente sem massa que envolve o núcleo e apresenta cargas negativas.
1
STC 7 DR 1 - Fundamentos Os físicos dividem as partículas atómicas fundamentais em três categorias: quarks, leptão, e bosões. Os quarks combinam-se para formar as partículas pesadas, como os protões e os neutrões. As partículas formadas pelos quarks são chamadas hadrão. Tal como