Elementos
Nome: Gustavo Monteiro da Silva Nº 12. Ano: 9ºC
Pesquisa de Ciências
Hidrogênio - O hidrogênio é usado para reduzir nitrobenzeno à anilina (na indústria de corantes), e na redução catalítica do benzeno com CO para formar metanol.
Hélio - É utilizado em dirigíveis e balões com fins recreativos, publicitários, reconhecimento de terrenos, filmagens aéreas e para investigações das condições atmosféricas.
Lítio - É utilizado como desgaseificante e agente de refinação de metais fundidos, como por exemplo, na produção do cobre e suas ligas. Também atua como hidróxido de lítio na absorção de dióxido de carbono em submarinos e veículos espaciais.
Berílio - Em diagnósticos com raios X usam-se delgadas lâminas de berílio para filtrar a radiação visível, bem como na litografia com raios-X para a reprodução de circuitos integrados.
Boro - Utilização de seus compostos na fabricação de medicamentos, vidros, cerâmicas, fibras de vidro, vidrarias de borossilicato, detergentes e metalurgia.
Carbono – Usado nos combustíveis como petróleo e gás natural; do primeiro se obtém por destilação nas refinarias gasolinas, querosene e óleos e, ainda, é usado como matéria-prima para a obtenção de plásticos.
Nitrogênio – Usado na obtenção do gás amoníaco pelo processo Haber. O amoníaco é usado, posteriormente, para a fabricação de fertilizantes e ácidos nítricos.
Oxigênio - A principal utilização do oxigênio é como oxidante, devido à sua elevada eletronegatividade, superada somente pela do flúor. Por isso, o oxigênio líquido é usado como comburente nos motores de propulsão dos carros.
Flúor –
Neônio - Indicadores de alta voltagem, tubos de televisão, junto com o hélio é empregado para a obtenção de um tipo de laser e o néon líquido é comercializado como refrigerante criogénico.
Sódio - Em ligas anti-atrito com o chumbo para a produção de balas (projéteis). Com o chumbo também é usado para a produção de aditivos antidetonantes para