George Otto Gey
Nascimento: 6 de Julho de 1899, Pittsburgh, Pensilvânia, USA
Falecimento: 8 de Novembro de 1970
Foi o cientista que propagou a linhagem de células HeLa.
Estudou na University of Pittsburgh (1921)
Exerceu Zoologia na mesma universidade.
Casou-se com Margaret K. (1926) e em 1950 criaram o Laboratório de Cultura de Tecidos da Universidade Johns Hopkins.
Usando uma amostra do cancro cervical de Henrietta Lacks fornecido pelo Dr. Howard W. Jones , Gey fazer uma propagação das células infectadas numa linha de células humanas imortalizadas.
George Gey criou também o roller drum.
Esta máquina foi um dos primeiros objectos a ajudar na cultura de células. O tambor de rolos é constituído por várias aberturas onde são atribuídos os tecidos e as substâncias para o crescimento apropriado das células. O tambor mistura as substâncias, permitindo que a cultura de células seja exposta ao ambiente, de uma em uma hora.
Gey também é conhecido por ter sido um dos primeiros a documentar a divisão e crescimento celular em filme..
Morreu de cancro no pâncreas. Quando submetidos a um procedimento de emergência, os médicos descobriram que o cancro havia se espalhado para os nódulos linfáticos , pulmões e coração , tornando-o inoperante. Gey queria que os médicos utilizassem as suas células infectas para criar uma nova linhagem de células imortais, mas tal não foi cumprido.
Inovações particulares incluídos na, a técnica de " roller- tubo" de cultura de células , contínuo de manutenção de linhas celulares (normal e maligno) e nutrição de células em extractos de tecidos e fluidos corporais . Com sua esposa , Margaret Gey , ele desenvolveu técnicas para filmar e fotografar o crescimento de células dentro de tubos de ensaio. Gey foi o fundador e primeiro presidente da Associação de Cultura de Tecidos .
As experiências de Gey proporcionaram a concepção