Elementos
O elemento químico Hélio cujo símbolo é He, possui massa atômica 4 u, número atômico 2 (2 prótons e 2 elétrons). À temperatura ambiente, o Hélio encontra-se no estado gasoso, e na Tabela Periódica dos elementos químicos localizado na família dos Gases Nobres. Na verdade, este gás faz jus à nomenclatura, é considerado um gás nobre por não se misturar com outros elementos, ou seja, é apático a se envolver em reações químicas. Dá até para apelidar este gás de esnobe, afinal, mesmo na presença de outros elementos, age com indiferença e não reage para originar novos compostos.
Esta é uma propriedade de todos os outros gases do grupo 18 (8A ou 0) da Tabela Periódica que possuem nível de energia completo, apresentando as características de um gás nobre, ou seja, é inerte (não reage) como os demais elementos.
Propriedades Físicas do Hélio:
Gás monoatômico, incolor e inodoro. O Hélio equivale ao segundo elemento químico mais abundante no universo e só perde para o hidrogênio, é encontrado em 20 % da matéria das estrelas, mas na atmosfera terrestre a quantidade é mínima. Existem os depósitos naturais de Hélio nos Estados Unidos, Rússia e Argélia, nestes locais é possível obter quantidades significativas do gás. Podem se encontrar amostras do gás Hélio em águas minerais e erupções vulcânicas.
A densidade do Hélio é menor que a densidade do ar, tornando-o mais leve.
Aplicações: é usado para encher balões e dirigíveis, foi escolhido para este fim por ser um o gás menos inflamável. É aplicado ainda como líquido refrigerante de materiais supercondutores e como gás de equipamentos para mergulhos de grande profundidade.
Crípton (Kr)
O crípton (do grego, krípton, que significa oculto) é um elemento químico de símbolo Kr de número atômico 36 (36 prótons e 36 elétrons) e de massa atômica igual a 83,8 u. À temperatura ambiente, o crípton encontra-se no estado gasoso.
Propriedades Físicas do crípton
O crípton é um gás nobre incolor, inodoro, insípido,