Dinamometria e Paquimetria
A palavra paquímetro vem do grego, paqui: espessura e metro: medida, e também é conhecido como craveira. É um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de objetos. Podemos descrever como uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor. Normalmente ele tem uma graduação em centímetros e outra em polegadas para que possamos realizar as medições. O cursor móvel tem uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier. É chamada dessa maneira em homenagem aos seus criadores: o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier. Paquímetro (grego: paqui (espessura) e metro (medida)) ou craveira, é um instrumento utilizado para medir a distância entre dois lados simetricamente opostos num objeto. Um paquímetro pode ser tão simples como um compasso. O paquímetro é ajustado entre dois pontos, retirado do local e a medição é lida na sua régua. O nónio ou escala de Vernier é a escala de medição contida no cursor móvel do paquímetro, que permite uma precisão decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua.
Os paquímetros são feitos de plástico, com haste metálica, ou inteiramente de aço inoxidável. As suas graduações são calibradas a 20 °C.
Ele apresenta uma precisão menor do que o micrômetro, sendo sua precisão dada por p = 1-C/n, onde C é comprimento do minionônio e n é o número de divisões do nônio. Algumas palavras utilizadas no ramo da Física são derivadas de outras línguas, assim como dinamômetro, que é originária do grego, dínamo: força e metro: medida. Em uma definição comum, um dinamômetro nada mais é do que um aparelho que mede a intensidade de força. Esse aparelho de medida está