O papel da gestão empresarial socialmente responsável para uma sociedade sustentável
CARNAVALLI, Pedro COSTA, Bárbara Valadares JOMASO DE SOUZA, Francis
JUSTIFICATIVA
Com o surgimento da responsabilidade social incorporada aos negócios, novas demandas e transparência vêem com força total nos dias atuais. Traçando uma postura mais responsável, mudando o foco das empresas onde somente lucrar não é o único e exclusivo objetivo. Mas ampliar atitudes em relação a sociedade e ao ambiente previne riscos futuros, como os impactos ambientais e até mesmo processos judiciais.
Com este novo conceito muitas empresas estão implantando vários projetos no cumprimento de sua agenda de sustentabilidade e de seu papel indutor de melhoria têm procurado continuamente aprimorar e diversificar sua atuação para assegurar o desenvolvimento e bem estar da sociedade.
É mesmo importante que as pessoas compreendam que a importância de se conservar os recursos naturais e levar uma vida mais condizente com a capacidade de produção e renovação dos recursos. E é necessário que as pessoas que nela vivem o façam de forma completa e satisfatória.
Embora estejamos vivendo um cenário econômico em desequilíbrio social, é importante e muito necessário ter iniciativas com objetivos centrais na redução da desigualdade social.
A partir da Revolução Industrial e do pós guerra, um novo modelo mundial de desenvolvimento econômico, com destaque na automação e no uso da tecnologia veio a tona. Esse novo modelo trouxe conseqüências sociais, econômicas e