Teorias da administração
Antecedentes históricos da Administração 1. Influência Filosófica – Monarquia, Aristocracia e Democracia. 2. Influência da organização militar – Hierarquia e responsabilidade.
Revolução Industrial 1. Aplicação da força motriz a indústria – Implantação da máquina a vapor e um grande desenvolvimento nos transportes e na comunicação. 2. Desenvolvimento do sistema fabril – Implantação do operário, fábrica e usinas baseadas na divisão do trabalho. 3. Um espetacular aceleramento dos transportes e das comunicações – Aperfeiçoamento do transporte, surgimento da estrada de ferro, o telégrafo, o selo, o telefone, avião, etc.
Administração Científica – Ênfase nas Tarefas 1. Divisão do trabalho – Delegar tarefas e papeis específicos 2. Incentivos salarial e prêmios – Para obter maior colaboração dos operários 3. Homo Economicus – O homem é motivado á sua maior eficiência pelos prêmios e estímulos salariais, para abranger suas necessidade de viver.
Teoria Clássica da Administração – Ênfase na Estrutura 1. Organização formal – Regras e politicas da empresa 2. Acentuada divisão do trabalho – Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica 3. Administração para Fayol – Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar.
Teoria das Relações Humanas – Ênfase nas Pessoas 1. Psicologia do Trabalho – Análise das características dos empregados quanto ao cargo proposto. 2. Organização Informal – Grupos influentes que condicionam o comportamento dos demais trabalhadores. 3. Homo Social – O homem é motivado pela necessidade de reconhecimento, participação e aprovação dos grupos em que convivem.
Decorrências da Abordagem das Relações Humanas – Ênfase nas Pessoas 1. Estilos de liderança: Autocrática – O líder centraliza as decisões e impõe suas