O papel da escola e do professor
O PAPEL DO PROFESSOR E O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM FRENTE À DIVERSIDADE DOS EDUCANDOS
A reflexão pedagógica sobre sua própria prática educativa, bem como as concepções implícitas nela, constitui condições necessárias, embora não de forma suficiente, para uma mudança de postura e abordagem quanto ao papel do professor no que concerne ao processo ensino aprendizagem. Borges (2001, p.59), em sua obra, dispõe que: “Nesta virada do século, o maior desafio parece ser a mudança na forma de pensar, (mudança na forma de olhar), pois a complexidade de sistemas só poderá ser apreendida na busca da unidade pela diferença”.
A respeito do aprendizado Maria Elisabette Prado (1993, p 98) diz: “...o aprendizado de um novo referencial educacional envolve mudança de mentalidade... Mudança de valores, concepções, idéias e, conseqüentemente de atitudes, não é um ato mecânico. É um processo reflexivo, depurativo, de reconstrução, que implica em transformação e, transformar significa conhecer”.
Na verdade o maior desafio atualmente está centrado justamente na formação dos professores, tendo em vista a complexidade teórica e prática que condiciona a sua função como docente, membro social e formador de opiniões.
Com uma prática atual que se desvincula, enquanto processo, de qualquer arcabouço teórico (exceto quando da utilização de uma "técnica" específica) e com fragmentos de teorias que não se refere a nenhuma prática real, concreta, é extremamente difícil para este professor perceber o que está "por trás" (oculto) daquilo que está fazendo, do modo como está fazendo. É uma reflexão se a sua formação está efetivamente alçando o seu papel na construção de conhecimentos de seus alunos.
Dizendo de outra forma e seguindo a visão de Nóvoa (1995), é visível que as mudanças no processo educacional, não só no Brasil, mas em todo o mundo, são imperativas. Os processos utilizados já não atendem mais às condições de aprendizagem do homem