Papel Social da Escola/ Professor
A escola fica hoje em meio a vários papeis sociais, principais ou não em suas funções pedagógicas, e eu, como professor, ex-aluno de escola estadual e aluno de licenciatura de história, tentarei com minhas experiências dissertar sobre seu papel em meio a uma sociedade competitiva de hoje.
A escola é a fundamental inicialização para a sociedade do aluno como cidadão. Na escola, é onde a criança, muitas vezes, tem seus primeiros contatos com um maior número de pessoas de sua idade – na escola é onde ela terá suas primeiras relações sociais. Sua atitude como cidadão será o reflexo de seu desenvolvimento social primário.
É nesse ponto em que quero chegar:
Educação: será que a escola, assim como os professores, tem o papel de educar essas crianças? Esse papel não sabe somente aos pais e/ou responsáveis?
Temos então uma das maiores discussões e debates desde entre os professores em sua sala na hora do intervalo como entre os pais.
Mas como ser educador sem educar? Em partes, temos que educar os alunos, sim. Mas nossa educação parte de uma premissa diferente a dos seus pais. Nosso dever é educar a criança no sentido das relações sociais, onde o pai não estará presente. Essa responsabilidade parte de ser um mediador. Mas, lembrando, que a educação prioritária vem do berço. Os pais devem educar seus filhos durante grande parte da vida, para que, quando a criança chegar ao período letivo, ela saiba como agir, pois essa educação refletirá na postura de aluno. Sendo assim, o professor terá que agir como educador junto com aos pais e em sincronia com a sociedade e os meios de produção.
Nós, professores, precisamos da sincronia e da participação dos pais na vida do aluno. Pais que sejam ativos e mostrem a importância da escola e do professor para seu filho, pois o que vemos hoje são pais que só comparecem a escola no final do ano letivo do filho para saber se o aluno passou ou não de ano e fazer a rematrícula para o