o Papel da brincadeira no desenvolvimento da criança
o PAPEL DA BRINCADEIRA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Brincar e desenhar são atividades fundamentais da criança. É a partir da brincadeira que a criança se expressa, fala, pensa, elabora sentidos para o mundo, para as coisas e para as relações. É por meio da brincadeira que os movimentos e os objetos são "':ransformados
No recreio, as crianças correm pulam, jogam bola, na sala de aula elas desenvolvem as brincadeiras propostas pela educadora, com a finalidade de ensinar um conteúdo, ou até mesmo ensaiam uma peça teatral.A brincadeira faz parte das práticas escolares, em diversas situações e formas, assim como também muitas são as concepções sobre seu lugar e importância no desenvolvimento da criança ..
Há uma concepção na qual dizemos "é brincando que se aprende", ou seja, é por meio de procedimentos educacionais, valorizando as brincadeiras, que obtemos melhores resultados no processo ensino/aprendizagem.
Por que as crianças brincam?
Há diversas explicações para isto. Porém, nem sempre o brincar esteve ligado com a criança.
Houve tempo em que a criança exercia as mesmas atividades de um adulto. Na sociedade ocidental a concepção infância, só se consolidou a partir do XVII, sendo assim ocorreu uma
"abertura" para a psicologia e o desenvolvimento infantil.
Segundo Piaget, o brincar (para a criança) é uma forma de assimilar o real e adaptar-se ao mundo social, dos adultos, permitindo assim, suprir suas necessidades afetivas e cognitivas.
Para Piaget, na brincadeira "do faz-de-conta" a criança cria símbolos lúdicos, desenvolvendo uma linguagem própria, para reviver momentos que julgam interessantes.
De acordo com psicólogo soviético Leontiev, na fase da pré-escola, o mundo da criança se expande de tal forma que ela passa a incorporar em suas brincadeiras atividades e objetos dos adultos,_~ quais elas ainda não manuseiam.
Com isso a criança passa a se interessar pela realidade e sente necessidade de agir sobre os