Stephen Hawking
Biografia
Físico inglês nascido em 8 de janeiro de 1942, na cidade de Oxford, Inglaterra. Stephen Hawking é reconhecido internacionalmente pela sua genialidade nos estudos em astronomia e física.
É responsável por estudos fundamentais sobre os buracos negros, na Universidade de Cambridge é professor de matemática, e ocupa a cadeira de Isaac Newton. Aos 17 anos de idade, em 1959, ingressou no curso de Física, da University College, curso que concluiu em 1962.
Em 1962, descobriu que era portador de esclerose lateral amiotrófica, doença degenerativa que enfraquece os músculos do corpo. Apesar da doença se formou em Ph.D. em cosmologia pelo Trinity Hall, instituição de Cambridge, em 1966.
Iniciou os estudos a respeito dos buracos negros em 1970, descobriu que os buracos emitem radiações. Em 1979, tornou-se professor e, nos anos 80, escreveu artigos sobre a origem do universo.
É casado e pai de três filhos. Vive imobilizado numa cadeira e se comunica através de um sintetizador de voz, e busca agrupar os conhecimentos da teoria da relatividade com o da mecânica quântica. É especialista em cosmologia teórica e gravidade quântica.
Em seus estudos, sugere que depois do Big Bang miniburacos negros foram formados. Em 1974, calculou os buracos negros, cujas radiações foram batizadas de “radiação Hawking”. O asteroide “7672 Hawking” foi batizado em sua homenagem. É autor dos livros "Uma Breve História do Tempo" e "O Universo numa Casca de Noz".
Importância para a Ciência
A obra de Hawking foi de grande importância para a física moderna. Entre seus principais feitos se destacam:
• Combinação da teoria da relatividade com a mecânica quântica para descrever as propriedades dos buracos negros. Leis da termodinâmica dos buracos negros.
• Comprovação dos teoremas da singularidade, em conjunto com Roger Penrose, criando os teoremas de singularidade Penrose-Hawking, que explicam, a grosso modo, as condições de formação de uma singularidade.
• Teorema dos