Lúdico na educação infantil: o papel dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento integral da criança
INTRODUÇÃO
Sabemos que o lúdico pode ser um instrumento indispensável no desenvolvimento integral da criança, facilitador da aprendizagem na sala de aula. Sendo assim, na educação infantil, as atividades lúdicas são necessárias para que a criança possa aprender brincando, desenvolvendo sua coordenação motora em todos os aspectos, tornando a aula mais prazerosa. Nessa perspectiva, os jogos e brincadeiras, nas suas diversas formas, auxiliam no processo de ensino-aprendizagem, tanto no desenvolvimento psicomotor bem como no desenvolvimento de habilidades do pensamento, são essenciais para que a criança manifeste sua criatividade, utilizando suas potencialidades de maneira integral. Brincando, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e confere habilidades, além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporcionam o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.
Partindo disso, esse trabalho de pesquisa tem como objetivo geral analisar o papel dos jogos e brincadeiras como estratégia lúdica no desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil, além de refletir acerca do lúdico como um instrumento indispensável facilitador da aprendizagem e identificar os jogos e brincadeiras como importantes recursos que possibilitam a produção do conhecimento, da aprendizagem, do desenvolvimento psicomotor e do desenvolvimento de habilidades do pensamento.
Acreditamos que essa pesquisa será de grande importancia, tendo em vista que os profissionais que atuam na Educação Infantil precisam estar cientes do importante papel que os jogos e brincadeiras possuem no desenvolvimento das aptidões físicas e mentais da criança em seus primeiros anos de vida. Pretende-se assim contribuir para essa área buscando demonstrar que o aprendizado não ocorre somente com os materiais didáticos e que sem dúvida os jogos e as