Lúdico como forma de aprendizagem
Carine da Silva Vieira Neix RA: 906101479
RESUMO
Este trabalho aborda a importância do lúdico como estratégia de ensino-aprendizagem na educação escolar nas séries iniciais do ensino fundamental, tendo como principal objetivo conscientizar educadores para uma educação diferenciada, capaz de encarar a ludicidade como um fator motivante, como uma ponte facilitadora da aprendizagem, estimulando a aprendizagem cognitiva, afetiva e psicomotora dos educandos.
Palavras chaves: Educação; jogo; brincadeira; brinquedo; recurso didático.
INTRODUÇÃO
O ser humano nasceu para aprender , para apropriar-se de conhecimentos e é com o contato com seus semelhantes que o ser humano aprende coisas novas, complementa suas idéias. É isso que lhe garante a interação na sociedade como um ser crítico, participativo e criativo.
Sabemos que toda criança brinca e gosta de brincar e é por meio da brincadeira que a criança satisfaz seus interesses e necessidades particulares. Portanto, apresentamos o lúdico como a maneira mais eficaz no envolvimento dos alunos com a aprendizagem significativa.
O presente artigo tem o intuito de colaborar com um ensino diferenciado, principalmente na Educação Infantil e Fundamental, com a utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras na sala de aula, possibilitando assim uma maior eficácia no processo de ensino – aprendizagem, estimulando o desenvolvimento global da criança.
O principal motivo da elaboração desse artigo é realmente a importância que o lúdico tem na vida da criança e em seu desenvolvimento global e a necessidade dos profissionais da Educação se conscientizarem da eficácia na utilização deste recurso.
A utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras na sala de aula não é somente para divertimento, não serve apenas para